quarta-feira, 10 de maio de 2017

Medicinas Alternativas





AUTO HEMOTERAPIA

Saberes: Alimentação, Saúde e Identidade Cultural Saúde/Gastronomia

Shiatsu Saúde

China Massage Saúde

Medicina Complementar e Alternativa


Retirado do site:

Insatisfeitas ou cansadas dos tratamentos vistos como tradicionais, muitas pessoas têm preferido as terapias alternativas ou complementares por sentirem, entre outros fatores, que elas podem proporcionar maior bem-estar e uma atuação mais holística sobre o corpo e a mente; ou seja: em vez de tratar simplesmente a doença e a sua causa (como faz a alopatia), trata-se o indivíduo como um todo. Muitas terapias também tendem a ser preventivas por essa razão.
Calcula-se que haja 800 modalidades de terapias alternativas em todo o mundo e que cerca de 4 milhões de brasileiros utilizem alguma delas para tratar doenças. As mais populares são as que envolvem massagem e plantas.
Muitas terapias têm encontrado resistência no meio científico, pois precisam ainda ter sua plena eficácia comprovada e reconhecida pelos órgãos máximos existentes.
A propósito dos processos de aprovação, devemos entender que algumas terapias consideradas alternativas são novidade apenas para a medicina oficial de grande parte dos países ocidentais, pois elas podem ser tradicionais e recorrentes em determinadas sociedades e culturas (como a acupuntura, o do-in, etc.). Especialistas recomendam o uso das terapias como complemento dos tratamentos convencionais e não como substitutos totais. Aí entram as definições de medicina complementar e medicina alternativa, que devem ser bem entendidas.
Algumas Definições para "Medicina"
Chamamos, normalmente, esses tratamentos e terapias por (ou de) alternativos, mas a comunidade científica (que são os pesquisadores e especialistas das Ciências da Saúde) faz uma distinção entre os diversos termos:
MEDICINA COMPLEMENTAR - É a medicina praticada por médicos que utilizam todos os recursos disponíveis da medicina convencional e a complementam utilizando métodos terapêuticos e propedêuticos (análise clínica) não convencionais, porém de eficácia comprovada. Complementar, conforme os dicionários, quer dizer preencher, suprir a deficiência de outro.
MEDICINA ALTERNATIVA - É aquela praticada por aqueles que utilizam uma opção diferente, uma alternativa à medicina convencional. Alternativa, neste caso, dá idéia de exclusão; de substituição ao sistema estabelecido.
MEDICINA CONVENCIONAL - É a medicina que aprendemos nas escolas médicas. É a medicina oficial da maioria dos países ocidentais. Todo médico que pratica a medicina complementar - segundo a Associação Brasileira de Medicina Complementar - deve conhecer profundamente a medicina convencional.
MEDICINA TRADICIONAL - É aquela praticada tradicionalmente por uma sociedade ou cultura. É a soma total do conhecimento, habilidades e práticas com bases nas teorias, crenças das diversas culturas, sendo explicáveis ou não, usadas na manutenção da saúde bem como em sua prevenção. Também pode ser chamada de medicina popular. São exemplos de medicinas tradicionais: medicina chinesa, medicina Ayurvédica indiana, ervas da tradição cabocla brasileira, etc.
MEDICINA HOLÍSTICA - Indica somente que as pessoas são tratadas como um todo: corpo-mente-espírito. Tanto a medicina complementar quanto a medicina convencional pode empregar essa abordagem.
A OMS entende que os termos “medicina complementar” ou “medicina alternativa” são intercaláveis com a medicina de tradição em alguns países. Para a OMS, a medicina alternativa/complementar é tudo o que não faz parte das tradições de um país e que não são integrados ao sistema de saúde predominante. Vale lembrar que o que é chamado de “complementar” ou “alternativo” em um país, pode ser “tradicional” ou “convencional” em outro.
Recomendações Importantes
A maior recomendação, antes de adotar algum tratamento alternativo/complementar, é buscar informações confiáveis sobre ele. Não se pode dispensar uma opinião médica ou especializada nesse momento. É preciso ter certeza da segurança de sua eficácia e qualidade, além de fazer uso racional dele. Apesar da idéia corrente de que muitos tratamentos alternativos são naturais e por isso “não fazem mal”, é preciso tomar precauções, pois eles também podem provocar efeitos colaterais, como qualquer outro tratamento ou medicamento. O uso exclusivo deles também não é recomendado para casos em que o tratamento exige uma resposta rápida, como as doenças infecciosas.
Algumas Especialidades em Medicina Complementar
Acupuntura - Ramo da medicina chinesa tradicional que consiste em introduzir agulhas metálicas em pontos precisos do corpo de um paciente, visando a promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como para prevenção de agravos e doenças.
Alopatia - Sistema ou método de tratamento em que se empregam remédios que, no organismo, provocam efeitos contrários aos da doença em causa. O nome foi dado por Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755 – 1843), médico alemão, para designar o método oposto à homeopatia, a qual ele foi criador. Fora do contexto de oposição à homeopatia, o termo geralmente se refere à medicina atual, ou convencional, de bases científicas, em contraste à medicina alternativa.
Crenoterapia - Utilização medicinal de águas minerais como terapia. Também é denominado termalismo. É um dos procedimentos mais antigos, utilizado desde a época do Império Grego.
Do-in - Técnica de auto-massagem, feita com os dedos, aplicada nos pontos energéticos do corpo (chamados de meridianos). Pode ser feita pela própria pessoa como terapêutica emergencial para dores agudas ou pequenos males como dor de barriga. Embora a origem da técnica seja chinesa, a palavra é japonesa e significa “caminho de casa” (o conhecimento de nosso próprio corpo).
Fitoterapia - Terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas. Vem do grego therapeia (tratamento) e phyton (vegetal). É uma das formas de tratamento mais antigas que existe e está relacionada com os primórdios da medicina.
Homeopatia - Criada por Christian Friedrich Samuel Hahnemann (citado anteriormente), no século XVIII, designa um método terapêutico de caráter holístico (integral) que está baseado no princípio “os semelhantes curam-se pelos semelhantes”. O nome vem do grego homoios (semelhante) e pathos (doença). Consiste em prescrever ao doente, sob forma muito diluída e dinamizada, uma substância capaz de produzir efeitos semelhantes aos que ele apresenta.
Medicina Ayurvédica - Ciência médica desenvolvida na Índia há cerca de 5 mil anos, sendo um dos sistemas medicinais mais antigos da humanidade. Ayurveda vem do sânscrito (grupo de línguas e dialetos antigos do Norte da Índia) “conhecimento da vida” (ayur= vida, veda= ciência ou conhecimento). Utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e pedras), entre outras técnicas

Terapias:
Acupuntura
Análisis y Reinformación Celular
Aromaterapia
ArteTerapia
Ayurveda
Biodanza
Chi Kung /Qi Gong
Coaching
Constelaciones Familiares
Cristaloterapia / Gemoterapia
Cromatoterapia
Curación Espiritual
Danzaterapia
Dietoterapia y diétetica
Drenaje Linfático
E.M.D.R.
EFT o Técnica de Liberación Emocional
EMF Balancing Technique
Eneagrama
Energía taquiónica
Eutonía
Facioterapia-Dien Chan
Feng - Shui
Fitoterapia
Flores de Bach
Geo Qi - Sistema
Geobiología
Geoterapia
Gestión del Estrés
Hidroterapia
Hipnosis
Homeopatía
Inteligencia Emocional
Iridología
Kinesiología
Kirlian
Kundalini Yoga
La Reconexión
Linfoterapia
Litoterapia
Masaje
Masaje Atlante
Masaje Ayurvédico
Masaje Metamórfico
Medicina Psicosomática
Medicina Tradicional China
Meditación
Meditaciones Activas
Método de Cadenas Musculares y Articulaciones GDS
Método Feldenkrais
Micoterapia
Movimientos de Gurdjieff
Moxibustión
Musicoterapia
Naturopatia
Nuevos Paradigmas
Oligoterapia
Osteopatía
Oxigenación Hiperbárica
Oxitermia
Pilates
PNL Programación Neuro Linguística
Proyecciología
Psicología
Psicología transpersonal
Psicoterapia
Quiromasaje
Rebirthing/Renacimiento
Reconexión o sanación reconectiva
Reflexología
Reflexología Facial
Reflexología Podal
Reiki
Relajación
Risoterapia
Sanación Pránica
Sanergía
Shiatsu
Sofrología
Tagdrol
Tai Chi Chuan / Taiji Quan
Tantra Yoga
Técnica Alexander
Terapia Breve Estratégica
Terapia Craneosacral
Terapia de Polaridad
Terapia del Sonido
Terapia Esenia
Terapia Filosófica
Terapia Geotermal
Terapia Gestalt
Terapia Ortomolecular
Terapia para Animales
Terapia Piramidal
Terapia Regresiva
Terapias Vibracionales
Tian Gong
TRCD
Viaje Astral
Yoga
Retirado do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GUERREIROS DA MÍDIA

  VENHA FAZER PARTE DE NOSSO GRUPO NO TELEGRAM Guerreiros da Mídia GUERREIROS DA MÍDIA https://t.me/+mFkHG0GvuFA3NGE5